Os exercícios que seguem apresentados neste artigos foram retirados da edição nº 144 do mês de novembro/14 da revista Modern Drummer e as explicações são um resumo do texto que acompanha o artigo da revista.
O artigo da revista foi escrito pelo baterista Amilcar Christófago da banda Torture Squad e professor nos Institutos Bateras Beat de Pinheiros e Vila Mariana, em São Paulo.
Na opinião de Amilcar, os exerícios abaixo são de extrema importância para os bateras que buscam mais versatilidade ao tocar dois bumbos de maneira precisa e que soe musical.
Vamos aos estudos.
Inicialmente treine esta figura com os bumbos simples e contínuos em semicolcheia no compasso.
Depois faça o mesmo com os bumbos em sextina
Depois que estes exercícios estiverem dominados você vai começar a misturá-los dentro de um compasso.
No terceiro exercício os bumbos ficam mais longe um do outro. Isso é para que você tenha tempo de pensar na figura que vem em sequência, para executá-la de maneira fácil e correta.
Conforme for passando para os outros exercícios as figuras irão se encontrar e gerar um efeito bem legal quanto ao som. Também vários desenhos de bumbos entre as figuras o farão tocar semicolcheias e sextinas sozinhas ou semicolcheias e sextinas juntas com a caixa. Isso serve para você aprender a tocar as figuras livremente, não importando de onde esteja começando no compasso e no groove.
Tente praticar todos os exercícios nas velocidades em que você se sente confortável, sem atropelar e encavalar os toques. Se as diferenças entre as figuras não estiverem claras quando você muda, diminua a velocidade e repita com calma até que domine cada um deles. Nada de pressa. Como sabemos bem, a pressa é inimiga da perfeição.
Aqui vão duas belas dicas do Amilcar para você evoluir suas técnicas:
1 – Componha algo com sua banda usando estas ideias em alguma música, assim você terá contato e naturalmente estará estudando em todos os ensaios.
2 – Encontre a sua velocidade ideal e confortável no metrônomo e vá acelerando aos poucos.
Divirta-se com as partituras abaixo e não se esqueça de começar os exercícios, hora com o pé direiro e hora com o pé esquerdo.
Gostou do post? Então deixe seu comentário e compartilhe com os seus amigos.
Até a próxima.
Quantas estrelas este artigo merece?
Transição entre figuras nos dois bumbos,
Muito bom, é exatamente o que estou estudando em casa 😉