Neste exercício trabalharemos aplicações da segunda série do método Pozzoli em alguns grooves. Estudando estes exercícios você poderá desenvolver uma melhor coordenação e independência dos membros.
O método Pozzoli trabalha principalmente o desenvolvimento, a compreensão e a aplicação das figuras rítmicas de forma gradativa e musical.
Inicialmente você pode estudar apenas as séries conforme apresentados, pois, no decorrer dos estudos, conforme o nível de dificuldade dos exercícios aumenta você terá a oportunidade de aperfeiçoar a sua capacidade de leitura.
Depois de se habituar com a leitura e os solfejos das figuras, você pode utilizar o método como uma ferramenta de expansão da sua linguagem musical e aplicá-lo em exercícios de independência.
Como estudar
No exercícios a seguir, a mão direita tocará o Ride, sendo, cúpula no tempo e corpo no contratempo. A mão esquerda irá executar as leituras do estudo, acentuando no segundo tempo de cada compasso e mantendo as demais dinamicamente mais baixas. Já os pés farão um padrão muito comum, meio baião, meio funk, dependendo do contexto.
Para começar a estudar, coloque seu metrônomo em andamentos lentos. Entre 60 a 80 BPM é um bom começo (se você não tem um, confira estas dicas). Vá aumentando de 5 em 5 ou até mesmo de 10 em 10 conforme se sentir confortável com o andamento que estiver executando.
Clique aqui para baixar a partitura destes exercícios.
Dica extra
Para avaliar seu próprio desempenho grave pequenos vídeos das execuções dos exercícios. Assistindo e ouvindo a si mesmo, você consegue ver onde está tendo mais dificuldades e encontrar coisas que achava que estavam boas e no fim não estavam. Estudar desta maneira te permitirá avaliar a sua própria evolução 😉
Se tiver alguma dúvida ou comentário, por favor deixe na área abaixo e compartilhe estes exercícios com seus amigos.
Quantas estrelas este artigo merece?
Aplicações do método Pozzoli no groove,