Sabe aqueles movimentos que “já estão no sangue”, aqueles que quando a gente toca já não precisa pensar para executar pois o praticamos a tanto tempo e tocamos quase todos os dias que saem quase que automaticamente. Então, isso serve para grooves e viradas independente do ritmo ou estilo musical que você toca.
Alguns desses movimentos são mais simples, outros mais complexos e nos exigem mais treino, porém o importante é que sempre busquemos dominar os exercícios de maneira que não gastemos aqueles segundos preciosos pensando na execução durante as apresentações.
Com isso em mente, o baterista e professor Éder Medeiros preparou um material ensinando 10 viradas de bateria que todos nós devemos ter em nosso repertório. São viradas nível básico e intermediário que irão contribuir e muito com seus treinos.
Pratique estes exercícios em andamentos mais lentos e conforme for se sentindo confortável, aumente o BPM de 10 em 10. Com saltos menores como esses você passa a dominar o exercício em diferentes situações e contextos.
Lembre-se, tocar rápido nem sempre é tocar bem. Domine os exercícios em andamentos lentos, limpando os grooves e as viradas e aí sim, vá aumentando a velocidade e testando seus limites.
Abaixo você encontra as partituras das viradas e o vídeo para te auxiliar na execução.
Bons estudos 😀
Clique aqui para fazer o download do PDF com as partituras.
Para acompanhar o trabalho do Éder, você pode curtir a sua página no Facebook onde ele compartilha muito mais material como este e assinar seu canal no Youtube para receber sempre as atualizações.
Se este material foi útil pra você, compartilhe com seus amigos e vamos fazer este clube crescer cada dia mais.
Quantas estrelas este artigo merece?
10 viradas que todo baterista deveria dominar,
ai gente muito obrigado eu estou muito feliz por vcs nos da essas aulas de graça vcs sao anjos da musica..
Hahahaha Valeu Valdeci. Esperamos contribuir sempre! Um abraço
opa grabde Éder, só uma correçãozinh: na partitura no exercício 6 no último tempo está caixa caixa caixa caixa e vc faz surdo surdo surdo surdo. Valeu pela aula e pela partitura ajudou demais 😀
perdão, é exercício 3