Muitas vezes perdemos oportunidades preciosas na vida porque não estávamos preparados no momento certo.
Em outras situações, perdemos o que já tínhamos porque não soubemos aproveitar o que nos foi dado.
A música, apesar de estar dentro do segmento de entretenimento, não é feita por pessoas irresponsáveis ou despreparadas. Muito pelo contrário, para que o público possa se divertir e o trabalho de uma banda ou artista ser reconhecido, é necessário que haja muito, mas muito trabalho árduo, estudo, horas, dias e meses de dedicação.
Estas aqui, são apenas algumas dicas rápidas para você se lembrar no dia a dia e assim, nos pequenos detalhes da vida, se tornar um músico melhor e aí sim, um Baterista melhor e mais preparado, apesar de nem todos os pontos que falaremos estarem ligadas diretamente ao instrumento.
Ahhh, quer encontrar play alongs de lançamentos nacionais, sertanejo, forró,
gospel, rock e muito mais faixas difíceis de encontrar? Clica aqui pra conferir.
Responda rápido
Por mais que pareça óbvio. o fato de responder rápido a mensagens, emails, ligações e afins já me renderam algumas gigs e alguns muitos elogios. Ninguém, desde produtores a colegas de banda, gosta de esperar, principalmente se for por aquela informação fundamental para que o show, tour ou ensaio ocorra bem.
Você é muito mais do que um Baterista
Você é um solucionador de problemas. A equação é simples: quanto menos problemas você trás, mais vão gostar de você. Quanto mais soluções você apresentar, mais ainda vão gostar de você. Ninguém liga para a velocidade ou a infinidade dos seus chops a não ser você mesmo e outros bateristas.
E se você acha que o seu papel é só tocar, você está muito enganado, especialmente nos dias de hoje. O músico que não se envolve com todas as etapas do processo e pensa que o mundo se restringe a seu kit está gradativamente sendo extinto do mercado.
Seja uma pessoa boa
Seja alguém otimista, agradável e interessado, Isso mesmo, mais interessado do que interessante. Você não é o centro das atenções. Se importe com o que acontece a sua volta, com seus colegas de banda e é claro, com seu público.
Afinal de contas, ninguém quer estar numa banda, fazer turnês, negociações e todas as outras implicações que a profissão exige, com alguém que não tem um bom caráter, é chato ou negativo. Simplesmente não dá para conviver meses na estrada com alguém que você não admira.
Faça a sua parte (e faça bem feita)
Faça o seu dever de casa. Esteja pronto e se dedique. Se tiver que fazer partituras, faça. Se tiver que tomar nota de detalhes, tome. Se a gig tem timbres eletrônicos, de um jeito, se a banda toca ritmos que são fora de sua zona de conforto, estude. Lembre-se do que falamos, sua missão é resolver problemas. Você é o especialista, esta responsabilidade é sua. Esteja preparado para os desafios que a vida de músico irá te apresentar.
Enfim. Viver da música é um dos maiores privilégios que a vida pode dar. É animador, recompensador, e faz com que você veja a vida com outros olhos, porém, não se engane. Viver da música não é baderna, não é fácil e não é pra qualquer um 😉
Se prepare, se dedique e você terá sucesso.
Texto enviado por Gustavo Campos e adaptado por Felipe Barbosa.
E aí, o que você acha que o é necessário ter para se tornar um Baterista melhor? Escreva aqui nos comentários e se este artigo foi bom para você, por favor compartilhe com seus amigos.

Quantas estrelas este artigo merece?
4 dicas rápidas para você se tornar um músico melhor,
Muito bom gostei