Planos de estudo, horários, disposição, preguiça, empolgação, desânimo, etc e etc. Muitos aqui sabem bem o significado de cada uma destas palavras não é mesmo!?
A ideia de ter uma rotina de estudo envolve tudo isto e mais um monte de outras regras e metas para que o objetivo final (que não tem fim) seja alcançado.
Acredito que tudo tenha início com uma vontade, um desejo ou uma meta. Querer atingir aquele nível técnico impecável, aquela velocidade desumana ou simplesmente tocar a música da banda favorita são motivos excelentes para começar os estudos de maneira mais focada e dedicada.
Vamos trabalhar este assunto com os seguintes tópicos: início, horário, disposição, foco/metas e plano de estudo/como estudar.
Ahhh, quer encontrar play alongs de lançamentos nacionais, sertanejo, forró,
gospel, rock e muito mais faixas difíceis de encontrar? Clica aqui pra conferir.
Início
Apenas comece! Não adianta criar uma data especial para começar os estudos, apenas comece!
Sente e pratique seu instrumento, sinta o que você faz com segurança e o que não é tão seguro e foque nos DEFEITOS. À partir deste “start” é que sua rotina terá início.
Horário
Depois de começar os estudos você perceberá que só alcançará resultados produtivos com continuidade e regularidade. Da mesma maneira que tem horário de almoço, jantar, trabalho e todas as coisas normais do seu dia, será fator decisivo no seu rendimento ter o horário do estudo.
Analise seu dia e adicione na sua rotina este momento sagrado, a hora de estudar. Quanto tempo? O máximo que você puder.
Disposição
Eis aí o grande aliado e ao mesmo tempo o maior vilão dos estudos.
Busque forças nas metas e objetivos para que a cada dia sua disposição em relação aos estudos apenas aumente e a peteca não caia. É comum chegar naquele momento em que pensamos não estar mais evoluindo e deixarmos o ritmo de estudo cair. Foco, força e fé. E vamos em frente.
Foco nas metas
Estabeleça objetivos, escreva-os e cole na parede, na porta ou em qualquer lugar que você veja todos os dias.
Lembre-se que a cada dia de estudo é menos um dia de ociosidade e mais um dia de vitória. O estudo encurta os caminhos. A cada conquista, por menor que ela seja, você terá orgulho daquelas horas que gastou se dedicando e isso é muito gratificante.
Plano de estudo
Talvez seja uma das coisas mais importantes na hora de começar e manter os estudos.
Saber o que faz todos os dias, que velocidade tocou, onde parou no dia anterior, qual exercício anda mais fácil ou mais difícil e etc. Anote tudo, cada progresso, cada evolução. Tenha seu caderninho de notas com datas e exercícios que estudou, estuda naquele momento e estudará. Organização otimiza os resultados.
Uma dica boa que ouvi de “um tal” Thomas Lang é:
Sempre que começar um exercício, termine-o.
E ele disse também:
Quando estudar não toque e quando tocar não estude!
Como podem ver, estudar envolve uma série de fatores que determinam o resultado final. Não é tarefa simples e exige dedicação e força de vontade da parte de quem quer chegar a um resultado.
Estudar não é fácil, mas vale a pena.
Bons estudos moçada.
Quantas estrelas este artigo merece?
Como organizar seus estudos de Bateria,
Ótimo artigo!
Muito obrigado Gabriela.
Uma dica: ESTUDAR POUCO MAS TODO O DIA.
Olá amigo, seu tópico é incentivador, e me despertou pra sair dessa mesmíssima. Mas tenho uma dúvida cruel, por onde começar? São tantos assuntos, una mais complexos e outros mais simples. Eu n tenho condições de arrumar um professor pois além de dinheiro faltar, moro no interior, nem batera profissional tem por aqui.
Me dariam essa força?
Grande Ruan, tudo bem?
Que bom que nosso material está te ajudando.
Seguinte: Sempre é importante você começar a estudar pelos exercícios mais simples, grooves e viradas por exemplo. Ah, sem esquecer de praticar diariamente os rudimentos.
Entendo a questão de não ter professores em sua cidade. Justamente para suprir esta necessidade meu amigo Guima desenvolveu um material para você estudar através da internet e aprender muito.
Acesse este artigo aqui que você vai ver como aprender a ler partituras, desenvolver as técnicas necessárias e muito mais com qualidade e um valor super acessível.
https://www.clubedobaterista.com.br/video-aulas/como-aprender-ler-partituras-de-bateria
Grande abraço.
Nice