Vamos tratar agora de uma questão muito importante e que normalmente é esquecida ou deixada de lado por muitos bateristas.
Alongamento. Como qualquer atleta, o baterista também usa seu corpo quase que por completo, e por isso, deve estar alongado e aquecido para tocar, como quem vai praticar um exercício.
Não é porque o baterista toca sentado que ele está sempre em uma posição confortável e descansada. A bateria é um instrumento que exige muito do corpo daquele que a comanda, toca-la cansa e força os músculos, por isso, é de suma importância alongar antes e depois de tocar, isso pode também oferecer mais leveza, resistência e melhor performance enquanto você pratica.
Lesões musculares, geralmente ocorrem quando nosso corpo é submetido a um esforço maior do que ele está preparado para receber. É muito comum ver atletas, dos mais diversos tipos de esporte se lesionando, mesmo eles mantendo uma rotina de preparo físico grande.
Nós como bateristas não podemos nos descuidar, pois, o esforço do nosso corpo ao tocar bateria pode também gerar lesões.
Para evitar algum acidente, podemos tomar alguns cuidados e assim, tocarmos mais e nos dedicarmos ao limite, com maior segurança.
Confira abaixo algumas dicas que ajudarão a evitar que você seja a próxima vítima.
Aqueça antes de tocar
Antes de tocar bateria aqueça os membros, principalmente os que mais sofrem impacto, como mãos, braços e pernas. Isso faz com que o sangue corra mais rapidamente no seu corpo e eleva a temperatura, evitando que os músculos trabalhados estejam contraídos.
Alongamentos
Lembra daqueles exercícios que nós aprendemos na escola na época do ensino fundamental, esticando os braços, pernas e a coluna. Então, estes são exercícios básicos, mas que podem fazer toda a diferença para prevenir algum problema.
Varie os exercícios
Quando estiver praticando, mude o exercício que está treinando a cada 15 minutos e treine outros membros para que o esforço não se torne excessivo. Se começar a sentir dores pare imediatamente. É normal sentir os músculos tensionados, mas você NÂO deve sentir dores, ok? Variar os exercícios evita a famosa LER (lesão por esforço repetitivo).
Mantenha a postura
Evite curvar a coluna enquanto toca, principalmente para shows ou treinos longos. Isso pode causar dores e lesões mais graves e principalmente a longo prazo causar alguns danos à sua coluna vertebral. Usar bancos com encosto tornam nossa rotina bem mais confortável.
Cuidado com os limites do seu corpo
Não exceda os limites do seu corpo. Cada pessoa tem um limite físico diferente. Respeite o seu corpo, nem sempre leva-lo ao extremo vai ser bom para as suas técnicas, pois pode estar sendo prejudicial a sua saúde. Se algum de seus membros começar a doer, interrompa o treino, e volte a praticar depois.
Gostou do post? Então deixe seu comentário e compartilhe com os seus amigos.
Até a próxima.
Quantas estrelas este artigo merece?
5 dicas sobre alongamento para bateristas,
Artigo muito bom mesmo, quero muito aprender a tocar bateria, mas ainda não consigo conciliar os movimentos. Creio que precise de algumas dicas. Acompanharei o site com certeza
Boa Beatriz. Fique ligada nas nossas dicas e tente também procurar um professor, ele certamente irá te ajudar a evoluir mais e mais rápido. Caso não seja acessível agora, você tem as opções de cursos online que tendem a ser mais em conta 🙂
Está tudo correto. Só um pequeno pormenor: os alongamentos nunca devem ser feitos antes, mas no final. Por conseguinte, antes executa-se o aquecimento e no final, o alongamento. As boas noites (ou dias rsrsr) de sono também são fundamentais para a regeneração, bem como uma alimentação saudável :). No mais, parabéns pelos bons conselhos 😉
Muito obrigado por suas colocações Fietsje.
Bom dia amigo,
Estou sentindo dores no ombro esquerdo (ombro do Hi-Hat pois sou canhoto) isso porque voltei a tocar faz so alguns dias, será que o musculo está fraco? Peguei uma aula experimental ontem e a Professora disse que minha postura está correta.
Obrigado.
Estou com contratura muscular nas minhas duas panturrilhas por causa do pedal duplo. O que devo fazer? Estou assim há meses, não consigo mais tocar como antes.
Natan, prefiro não te indicar um tratamento, o ideal é você procurar um médico, clínico geral ou um fisioterapeuta pra te instruir corretamente.
Alo Filipe, tudo bem?
Gostei deste vídeo do Victor Lambert. tenho usado estes exercícios com os meus alunos, antes de iniciarmos com a aula.
Abraço
Oi Felipe! Bacana a matéria, porém após discutir exaustivamente esse assunto com profissionais da área da saúde, tanto fisioterapeutas como educadores físicos, os mesmos afirmam não haver mais um consenso sobre a melhoria da performance e prevenção de lesões. Os q conversei chegaram até a afirmar que alongar antes poderia aumentar a possibilidade de lesões…
http://hypescience.com/voce-deve-alongar-antes-de-fazer-exercicios-mito-ou-realidade/
Minha intenção aqui não é desqualificar sua matéria, só atualizar com algumas novas constatações.
Obrigado. Um abraço.
Inaldo
Ótimas dicas, tive problema no pé durante 5 meses e a primeira recomendação do médico era fazer alogamento. Me alongando esses tempos (começando só em casa por enquanto) já senti melhoras significativas, após isso, vou pra fisioterapia ver se fico bom logo de vez. É de extrema importância alongar e descansar os músculos! Qualidade na prática é melhor que ficar se esforçando a toa e procurando problemas.
É verdade Michel, adotar a prática dos alongamentos pode nos evitar grandes problemas. É recomendado para todos. Melhoras pra você cara, um abraço.
Pô legal eim cara ta me ajudando muuuito na hora di tocar esses alongamentos vlw vou te compartilhar no facebook pra que todo Baterista te conheça 😀
Valeu brother, espero ajudar ainda mais.
Valeu pela ajuda e pelos compartilhamentos.
Um abraço.