Todos nós sabemos que não existe uma fórmula mágica para aprender ou dominar uma técnica, rudimento ou uma virada muito louca. A única maneira de aprender e aperfeiçoar é praticando, praticando e… praticando.
No entanto alguns exercícios exigem um pouco mais e possibilitam um melhor desenvolvimento da técnica que estamos estudando, e aí sim está o pulo do gato. Utilizar exercícios mais completos que nos ajudarão a alcançar um maior número de objetivos com um menor esforço.
Os exercícios abaixo que o Derek Melo do site Monster Batera compartilhou conosco são um bom exemplo disso. Você vai ver que eles são bem simples mas praticados diariamente irão turbinar o seu Double Stroke (toques duplos) e consequentemente vão contribuir para um melhor desenvolvimento de seus grooves e viradas.
Como estudar
Confira as partituras, faça o download, imprima e pratique-as. Comece estes exercícios com andamentos mais lentos, entre 60 e 80 bpm para dominá-los. Depois vá aumentando de 10 em 10 ou 20 em 20, conforme você se sentir mais confortável. É importante que os toques sejam limpos e claros. Não acentue ainda, por enquanto vamos nos concentrar apenas na base do exercício.
Procure praticar estes exercícios diariamente por pelo menos 15 minutos aumentando os andamentos gradativamente para que ao fim de cada semana você possa comparar a evolução com o treinamento do início da semana.
Uma boa dica é gravar pequenos vídeos da execução dos exercícios e comparar com o dia ou a semana anterior. Isso vai te dar uma melhor visualização de sua própria evolução 😉
Exercícios de Colcheias e Semicolcheias
Exercícios de Tercina Dupla
Abaixo você pode conferir o vídeo onde o Derek demonstra estes exercícios e ainda dá algumas dicas extras de como executá-los.
Assista e pratique bastante. Depois conta pra gente o resultado que você conseguiu aqui nos comentários.
Curtiu as dicas de Double Stroke? Então quero te convidar para ver outro vídeo que o Derek preparou falando sobre como se desenvolver nos rudimentos de uma forma diferente:
Sem estudar diretamente os Rudimentos!
Está difícil de acreditar? Então dá uma conferida no vídeo clicando na imagem abaixo.
Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário e compartilhe com os seus amigos.
Até a próxima.
Quantas estrelas este artigo merece?