Viradas… As viradas são a paixão e a maior dificuldade de muitos bateristas.
No início dos estudos é difícil entender se aquela virada que você pensou cabe no tempo, na música e até se faz sentido musicalmente com o que você está tocando. Porém, elas são como ferramentas, e quanto mais você tiver em sua ´´maleta´´ mais preparado você vai estar na hora de usá-las.
Nesse artigo você vai encontrar algumas viradas bem legais, que vão te ajudar a ter uma boa base na hora de dar aquele molho nas suas tocadas. Mas por favor, não se limite a elas, use-as como referência e logo depois coloque sua criatividade em ação para criar as suas próprias.
Comece os treinos de uma maneira lenta, sem pressa, talvez com seu metrônomo programado para velocidades entre 60 e 80 BPM e logo vá aumentando de 10 em 10. Isso pode parecer cansativo, mas quanto mais rápido você tentar tocar no início mais difícil será executar com clareza. Tenha calma e paciência para praticar estes exercícios repetidamente até que eles estejam sendo realizados com consistência e firmeza.
Lembre-se que sem persistência e dedicação não alcançamos nossos objetivos.
Com isso em mente vamos aos exercícios.
Clique aqui para baixar a partitura dos exercícios
Sempre pratique estes exercícios acompanhado de um metrônomo (se você não tem um, confira estas dicas) em andamentos lentos e vá aumentando de 10 em 10 ou até mesmo de 5 em 5 BPM.
Dica extra:
Para avaliar seu próprio desempenho grave pequenos vídeos das execuções dos exercícios. Assistindo e ouvindo a si mesmo, você consegue ver onde está tendo mais dificuldades e encontrar coisas que achava que estavam boas e no fim não estavam. Estudar desta maneira te permitirá avaliar a sua própria evolução.
Estes exercícios foram enviados pelo Baterista Gustavo Oliveira e você pode acompanhar o seu trabalho através dos canais abaixo:
Facebook: https://www.facebook.com/Gustaolv
Twitter: https://twitter.com/gustaolv
Instagram: https://www.instagram.com/gustaolv/
E-mail: gustaoliveiradrummer@gmail.com
Quantas estrelas este artigo merece?