Sabe aqueles movimentos que “já estão no sangue”, aqueles que quando a gente toca já não precisa pensar para executar pois o praticamos a tanto tempo e tocamos quase todos os dias que saem quase que automaticamente. Então, isso serve para grooves e viradas independente do ritmo ou estilo musical que você toca.
Alguns desses movimentos são mais simples, outros mais complexos e nos exigem mais treino, porém o importante é que sempre busquemos dominar os exercícios de maneira que não gastemos aqueles segundos preciosos pensando na execução durante as apresentações.
Com isso em mente, o baterista e professor Éder Medeiros preparou um material ensinando 10 viradas de bateria que todos nós devemos ter em nosso repertório. São viradas nível básico e intermediário que irão contribuir e muito com seus treinos.
Pratique estes exercícios em andamentos mais lentos e conforme for se sentindo confortável, aumente o BPM de 10 em 10. Com saltos menores como esses você passa a dominar o exercício em diferentes situações e contextos.
Lembre-se, tocar rápido nem sempre é tocar bem. Domine os exercícios em andamentos lentos, limpando os grooves e as viradas e aí sim, vá aumentando a velocidade e testando seus limites.
Abaixo você encontra as partituras das viradas e o vídeo para te auxiliar na execução.
Bons estudos 😀
Clique aqui para fazer o download do PDF com as partituras.
Para acompanhar o trabalho do Éder, você pode curtir a sua página no Facebook onde ele compartilha muito mais material como este e assinar seu canal no Youtube para receber sempre as atualizações.
Se este material foi útil pra você, compartilhe com seus amigos e vamos fazer este clube crescer cada dia mais.
Quantas estrelas este artigo merece?