Rudimentos são mesmo importantes?
A importância dos rudimentos para o baterista é definitivamente indiscutível. Boa parte dos alunos detestam aquele momento em que ficamos na “borracha” praticando rudimentos repetidas vezes e em todos os BPM`s possíveis. Mas estamos falando do alicerce do bom baterista!
Todo bom batera, ou pelo menos 96% dos mestres da bateria, são fera em rudimentos. Como exemplo, podemos citar o Sr. Neil Peart e todas as suas lindas viradas e conduções definidas e com uma precisão ímpar. Tenho um book do RUSH e estudando alguns trechos pude notar que o Sr. Peart deve ter um pacto com o Stick Control (opinião pessoal). É impressionante a maneira como ele utiliza os rudimentos de maneira linda e eficaz em suas músicas. E sabendo que ele estudou com Freddie Gruber, puts, nem consigo imaginar tal aula!
Então meus amigos, peguemos firme nos rudimentos!
Existem vários métodos maravilhosos e eficazes para o dia-a-dia na borracha! Como citei anteriormente, o STICK CONTROL é um deles. Outro método fantástico é o “Buddy Rich’s Modern Interpretation of Modern Snare Drum Rudiments” e sem perder o foco, você pode adicionar o “BASS DRUM CONTROL” nesse meio e completar o seu estudo de rudimentos com mãos e pés. Excelente não é mesmo?
Dicas para estudo
- Focar no exercício e fazê-lo. Não desista e não faça um exercício pela metade! Garanto que em 15 minutos você o estará dominando. Daí em diante é só um processo de aperfeiçoamento.
- Use sempre o metrônomo como referência e marque os andamentos diários em um caderno. Logo você verá um progresso em seus estudos.
- Tenha uma rotina de estudo e um horário. Da mesma maneira que você tem horários de escola, trabalho, almoço, lanche, janta e etc. Tenha um horário dedicado a seu estudo.
- Cuidado com a postura das mãos e da coluna hein! Não quero ver ninguém com problema nas costas por estudar igual o quasímodo!
Muitos perguntam quanto tempo devem estudar. O máximo possível!
BOM DIA!!! E bons estudos!!! 🙂
Quantas estrelas este artigo merece?