Vamos tratar agora de uma questão muito importante e que normalmente é esquecida ou deixada de lado por muitos bateristas.
Alongamento. Como qualquer atleta, o baterista também usa seu corpo quase que por completo, e por isso, deve estar alongado e aquecido para tocar, como quem vai praticar um exercício.
Não é porque o baterista toca sentado que ele está sempre em uma posição confortável e descansada. A bateria é um instrumento que exige muito do corpo daquele que a comanda, toca-la cansa e força os músculos, por isso, é de suma importância alongar antes e depois de tocar, isso pode também oferecer mais leveza, resistência e melhor performance enquanto você pratica.
Lesões musculares, geralmente ocorrem quando nosso corpo é submetido a um esforço maior do que ele está preparado para receber. É muito comum ver atletas, dos mais diversos tipos de esporte se lesionando, mesmo eles mantendo uma rotina de preparo físico grande.
Nós como bateristas não podemos nos descuidar, pois, o esforço do nosso corpo ao tocar bateria pode também gerar lesões.
Para evitar algum acidente, podemos tomar alguns cuidados e assim, tocarmos mais e nos dedicarmos ao limite, com maior segurança.
Confira abaixo algumas dicas que ajudarão a evitar que você seja a próxima vítima.
Aqueça antes de tocar
Antes de tocar bateria aqueça os membros, principalmente os que mais sofrem impacto, como mãos, braços e pernas. Isso faz com que o sangue corra mais rapidamente no seu corpo e eleva a temperatura, evitando que os músculos trabalhados estejam contraídos.
Alongamentos
Lembra daqueles exercícios que nós aprendemos na escola na época do ensino fundamental, esticando os braços, pernas e a coluna. Então, estes são exercícios básicos, mas que podem fazer toda a diferença para prevenir algum problema.
Varie os exercícios
Quando estiver praticando, mude o exercício que está treinando a cada 15 minutos e treine outros membros para que o esforço não se torne excessivo. Se começar a sentir dores pare imediatamente. É normal sentir os músculos tensionados, mas você NÂO deve sentir dores, ok? Variar os exercícios evita a famosa LER (lesão por esforço repetitivo).
Mantenha a postura
Evite curvar a coluna enquanto toca, principalmente para shows ou treinos longos. Isso pode causar dores e lesões mais graves e principalmente a longo prazo causar alguns danos à sua coluna vertebral. Usar bancos com encosto tornam nossa rotina bem mais confortável.
Cuidado com os limites do seu corpo
Não exceda os limites do seu corpo. Cada pessoa tem um limite físico diferente. Respeite o seu corpo, nem sempre leva-lo ao extremo vai ser bom para as suas técnicas, pois pode estar sendo prejudicial a sua saúde. Se algum de seus membros começar a doer, interrompa o treino, e volte a praticar depois.
Gostou do post? Então deixe seu comentário e compartilhe com os seus amigos.
Até a próxima.
Quantas estrelas este artigo merece?