Eis aí mais um daqueles casos em que não existe uma regra geral. O tema escolha de peles de bateria é tão complexo quanto o tema afinação. Cada um tem seu gosto, estilo, timbre favorito e muito outros fatores que influenciam na decisão de qual tipo de pele usar.
Porém, assim como as baquetas, que são escolhidas de acordo com a pegada e estilo de cada baterista, como vimos neste artigo, para as peles também temos algumas sugestões e recomendações. Como aquela que se adapta melhor para um estilo e outra para um estilo diferente.
Para dar início a este tema aqui no blog, neste artigo abordaremos uma visão geral sobre os principais tipos e esclareceremos algumas dúvidas e mitos bastante recorrentes.
Começando “do começo”, as peles são aquelas lâminas, que ficam entre o casco do tambor e o aro, são nelas que batemos, no entanto podem ficar também no lado oposto, estas, são as chamadas peles de resposta.
Para definir o som de uma bateria em relação a outra, leva-se em consideração, fatores como, tipo de madeira, tipo de peles, se o tambor possui pele de resposta ou não e finalmente a forma como o baterista irá afinar a pele em questão.
Existem a nossa disposição uma série de tipos diferentes de peles de bateria, cada um com uma espessura e tipo de material específicos, o que irá influenciar diretamente no resultado final em relação ao som. Além dos tipos, existem dezenas de marcas, cada uma também com sua própria característica de fabricação.
Tipos de peles
Abaixo temos uma relação dos principais tipos, suas características, aplicações, e estilos recomendados. Lembrando que como disse no início do artigo, não existe uma regra geral, mas sim, meras recomendações. Cabe a cada um, testar e assim, encontrar o tipo de pele que melhor vai atender ao som que pretende tirar com sua bateria. Então, Vamos lá!
Porosa
As peles porosas são mais comumente utilizadas na caixa, por ter seu som naturalmente mais seco e definido e também nos permite rufar com maior facilidade. Proporciona um som interessante quando usamos vassourinhas. São mais usadas por bateristas de jazz, funk, bossa, samba e MPB devido as suas características sonoras.
Passando a mão na pele pode-se perceber sua textura áspera e notar seus poros. Conforme a pele se desgasta, nota-se a perda dos poros e o quanto ela vai ficando lisa.
Leitosa
Este tipo de pele é geralmente indicado para bateristas iniciantes, são mais em conta e pouco resistentes. É pobre em harmônicos e volume, seu som é desencorpado e aberto.
Transparente
Peles de filme simples, transparentes possuem mais harmônico e são mais utilizadas como peles de resposta, aquela que usamos embaixo do tambor, porém alguns bateristas ainda preferem usa-las como batedeiras, devido as suas sobras de harmônicos e sustain.
Filme duplo
Peles de filme duplo são mais resistentes do que as de filme simples, e tem consequentemente maior durabilidade. Possuem um som mais grave e por isto são mais usadas para tocar ritmos pesados, seu volume também é menor, bem como os harmônicos. Soam melhor em tambores maiores, nos menores, pode matar o som natural da peça pelo som da pele ser fechado demais. Com elas temos também um maior controle dos harmônicos.
Muitas pessoas confundem com as peles hidráulicas pela impressão causada pela estática do ar entre as camadas.
Hidráulica
Peles hidráulicas geralmente são confundidas com as citadas acima, as de filme duplo. a estática criada pelo ar comprimido entre as camadas faz parecer que há óleo entre elas.
As verdadeiras peles hidráulicas são de filme duplo e possuem um tipo de óleo entre as camadas, o que causa um som mais encorpado e praticamente sem harmônicos, mas com um som bastante definido. Estas são bastante utilizadas em gravações.
Mudas
Peles mudas são utilizadas principalmente para estudos, quando o baterista deseja praticar sem incomodar os vizinhos e pretende usar peles com performance mais fiel a uma pele tradicional sem o mesmo som e volume. São fabricadas em poliéster de alta densidade e também são largamente utilizadas em baterias eletrônicas.
Conclusão
Teste sempre. No fim, sempre chegamos a este ponto. É importante entender os princípios e características básicas de cada tipo de pele. Assim, quando você for escolher, vai saber o que pode melhor atender ao tipo de som que você quer tirar. Misturando timbres, harmônicos mais longos, sons encorpados e muito mais. O limite é a sua criatividade.
Por hoje é isso, em breve estaremos tratando mais sobre este tema, aplicações e o que mais vier.
Este artigo foi útil pra você? Tem alguma dica sobre a escolha das peles? Então compartilha com a gente. Comente, mande suas sugestões, críticas ou o que mais for e nos ajude a tornar este blog cada dia maior.
Abraços e até a próxima!
Quantas estrelas este artigo merece?
Peles de bateria. Entenda as diferenças entre cada um dos tipos,
Olá Felipe Barbosa ! Primeiramente te parabenizo pelo apoio gentil e honesto aos participantes deste site .
Sou tecladista (e também baixista) e sempre tive muitos problemas com o volume da bateria em gigs realizados em locais pequenos . Fomos “matando” o som dos tambores , juntamente com a auto estima do baterista, abafando com tudo o que já foi tentado por todos , quando me veio a ideia de colocar FLANELA por debaixo das peles …, FUNCIONOU com o volume, ficaram os graves mas os overtones e sustain foram embora . Mais adiante , retirei 80% do centro da flanela e quase “chegamos lá” ; ficou um som meio RING-HERMAFRODITA … De volta à “prancheta” , desloquei o corte para a borda e “BINGO” , chegamos ao som baixo e o mais parecido com um tambor que se pode conseguir (… assim , ficou parecido com a lua da bandeira da Turquia, só pra entender).
Daí ficaram os pratos como herança maldita das “altas porradas” , o que resolvemos assim : Compramos um jogo completo dos ZILDJIAN L80 LOW VOLUME CYMBALS e o batera pode voltar a ser amigo do dono do night club .
Sei que , para a TEORIA , assassinamos tudo o que se sabe sobre TIMBRE , VOLUME , BLÁ-BLÁ-BLÁs e QUAS-QUAS-QUAS de MILHÕES de fóruns ,
discussões e ortodoxias …, mas FUNCIONOU 200% !! Então , lendo alguns comentários e perguntas dos sofredores e “engessados” bateristas , que são obrigados a tocarem com penas de ganso no lugar das baquetas para baixarem o volume , resolvi deixar aqui nossa experiência (OBS- Realmente as Silentstroke Drumheads são somente para estudo e trigger ; tentamos também , mas deu “MEL”).
Espero ter ajudado mas … , TESTEM MUTO BEM isso , se quiserem morrer felizes !!
Jösy Khern – Multinational Show / A Cia. Musical AudiotRio e outras mirongas mais …
Duas perguntas aos colegas bateristas experientes:
1- A pele silenciosa, bem como os pratos silenciosos (Zilldjian Low Volume) permitem realmente uma representação fiel de uma bateria, porém com volume bem mais baixo, ou é algo meramente para treino? Eu outras palavras, tem qualidade uma apresentação em ambiente pequeno ou uma gravação captada por microfone?
2- Dentre as peles silenciosas, a Luen Silent Dudu Portes tem um preço bem acessível e é muito vendida. Tem também a Silent Stroke da Remo, que carrega a marca Remo e custa, no mínimo, o dobro da Dudu Portes. A qualidade faz jus a essa diferença de preço? A Remo teria um som e um rebote mais fiel a uma pele convencional?
Obrigado.
E aí Carlos. Tudo bem?
As peles silenciosas (ou mudas) são para treinos e estudos mesmo, não oferecem as propriedades sonoras necessárias para tocar, mesmo tendo todas as características de qualquer pele, como rebote e etc.
Já sobre os Low Volume, acredito (pessoalmente) que sejam mais indicados para estudos, visto que reduzem até 80% do volume dos pratos.
Em relação às peles Luen e Remo, a diferença é clara, e a diferença do valor expressa bem isso, no entanto se para o caso de uso, o nível de exigência não for tão alto e algo mais simples pode atender, as Luen são bos opções. Já se há a possibilidade de investir um pouco mais, as Remo vão atender e talvez durarem bem mais.
Espero ter ajudado de alguma maneira.
Grande abraço e sucesso sempre.
Galera, eu estou querendo trocar as pele da minha batera, mas eu quero peles mais graves, alguém pode indicar ae alguma linha que seja boa mas que não seja muito caro, obrigado.
Kit que eu quero trocar 8,10,12,14,22,14cx.
Cara o meu caso é outro sou baterista de igreja também mais a pele rasga de tão forte que eu bato eu queria saber se a pele filme duplo é boa e se ela resiste as pancadas.
Recomendo que você microfone sua bateria para poder tocar tranquilo mas que saia um volume alto no final.
Cara…eu quero uma opção de pele para a bateria na igreja, a um amigo diz que eu devo comprar a pele muda, mas tento dizer que a pele muda é para estudos. Creio que a hidráulica resolva o barulho que as pessoas tanto reclamam. Se você tiver outra opção de pele dê uma dica que solucione meu problema. Pfv
Fala Ronivon. Beleza?
Realmente, as peles mudas são “mudas” o som que elas emitem não define notas. Apenas o barulho do toque mesmo.
Penso que peles mais grossas podem te ajudar por ressoarem um pouco menos e terem um som um pouco mais controlado.
No entanto, te indicar uma série ou modelo específico eu não consigo.
Te sugiro visitar uma loja e tentar testar alguns modelos e aí chegar quem sabe a algo mais próximo do que você precisa.
Espero ter ajudado.
Grande abraço.
Olá, sou um baterista iniciante, mas já tenho uma certa percepção de som da batera. E gostaria de uma afinação mais graves nos tons, surdos, e bumbo e uma mais aguda na caixa. Que pele teria que usar pra conseguir esse som?
Boa noite Felipe, preciso de uma orientação muito importante. Sou músico e técnico de som numa igreja onde bateria fica num aquário de vidro temperado na frente e parede de alvenaria com espuma na parte de trás. O teto e de gesso acartonado… No aquário tem ar condicionado. Tenho uma bateria Mapex Meridian com 2 tons e 2 surdos… Estou correndo atrás de peles com maior definição que seja mais versáteis a variados tipos de afinação… Visto que tenho 3 bateristas na igreja… Cada um acha que sabe mais que o outro…. Entende??? Estou usando peles Evans EC2, Um dos bateristas afinava a pele muito mal e deixava ela quase frouxa… Dei um puxão de orelha nele e mandei subir mais a afinação, mas tenho dificuldade em definir o melhor tipo de pele…. Estou tentando até por pele de filme duplo na resposta para ter um som mais seco já que a sala e muito viva…. Alguma sugestão???? Obrigado
Fala Jean, tudo bem?
Neste caso você precisa buscar a pele mais “grossas” possível. Peles porosas, ou coated, de filme duplo também vão te ajudar bastante. Você tem algumas opções no mercado como a REMO EMPEROR COATED, EVANS G2 COATED ou a AQUARIAN RESPONSE 2 COATED, a mais grossa de todas é a AQUARIAN REFLECTOR.
Espero ter ajudado.
Estaremos sempre a disposição.
Muito obrigado e um abraço.
Oi amigo! As melhores peles para os tons sao as Remo filme duplo Pin Stripe! Mas o segredo mesmo está na afinaçao! Abçs
Olá gosto bastante dos artigos publicados no site. Sempre são bem esclarecedores.
Bom, se possível, será q teriam como abordar em um artigo os tipos de pele q melhor casam com específicas madeiras usadas nos tambores? Mogno Filipinho, asiático, basswood, poplar, maple e a vai…
Obrigada!!
Man, gostaria de saber mais sobre as peles fiberskyn, é possivel nos passar mais informações sobre elas?
Fala Thiago.
Creio que nestes dois links você encontrará as informações que precisa.
http://www.mundopercussivo.com/products/peles-sinteticas-fiberskyn%3A-qual-voc%C3%AA-prefere-e-por-qu%C3%AA-por%3A-cassio-de-fernando-/
http://www.bateraclube.com.br/produto/122/62537/pele-remo-fiberskyn-3-medium-ambassador-12-com-aspecto-couro.aspx
Espero ter ajudado.
Um abraço
queria saber qual pele eu posso usar eu toco louvores na igreja ??
Olá Felipe, muito interessante seu post, entender quais tipos de pele devemos usar dependendo que estamos buscando como objetivo. Eu particulamente gosto das peles hidraulicas nos tons e bumbo e na caixa uso porosa da remo.
Olá Felipe, gostei muito do seu post, é super interessante entender os estilos de peles
Eu queria saber qual é aquela pele que é ela branca ?.. Eu gosto muito do som dela .. Mais nn sei o nome!
Fala Jailson, tudo bem?
Você pode estar falando da pele porosa, aquelas que são um pouco ásperas, certo?
Fala Jailson, tudo bem?
Você pode estar falando da pele porosa, aquelas que são um pouco ásperas, certo?
quero saber como deixar minha caixa com o som mais grave ela é 14.5,6 a medida dela da nagano
abraço.
Perfeito !!!
Entao eu posso comprar um tipo de pele pra cada tambor que eu tiver? Uma mais grave no surdo, uma porosa na caixa, uma com harmonicos definidos nos surdos.
Sim Nelson, bem assim. Vai depender apenas do seu ojetivo. O que você busca em relação ao som.
”O limite é a sua criatividade
A Bateria fica numa sala 4×9, é muito grande o local.Coloquei Evans Hidráulica, o som é muito forte e tenho que abafar tanto os tambores como a caixa e bumbo. A pele porosa nos tambores não seria melhor, gostaria de um som menor.
show de bola,esclareceu muitas duvidas minhas valeu mano!!
vc poderia faser um artigo sobre as peles evans???
att: Carlos
Fala Carlos, obrigado por nos acompanhar. Espero que possa contribuir sempre.
Em breve prepararei algo sobre as peles Evans. Um abraço.
a gente pode usar aquelas pele que vem do lado debaixo dos tons ???
Oi Andressa, tudo bem?
Poder podemos, claro, só não é muito indicado. As peles de resposta tem muitas “sobras” nos sons e por isso não fica muito legal, mas se o objetivo for ter estas sobras mesmo, podemos usar sim.
Muito bom o post.
Gostaria de saber qual a melhor pele, porosa ou lisa, para caixa, para tocar diversos tipos de música. qual o tipo de pele mais versátil.
Obrigado.
Saviam, na minha opinião são as porosas, visto que conseguimos um som de qualidade e que se encaixe em vários estilos diferentes. Agora, esta opinião vai variar de baterista para baterista. Um abraço.
Gosto muito das porosas também. Na realidade, a grande maioria dos bateristas usa porosa na caixa.
Falando de marcas, gosto bastante da Evans HD Dry e também da Remo Controled Sound. A da remo tem uma espécie de almofada abafadora bem no centro, pra quem gosta da caixa bem “sequinha”.
Ola.Sou baterista de Metal Extremo (Black Metal), qual a pele indicada para esse estilo que e muito pesado??De ja agradeco!!
Fala Fabiano, minha opinião é que claro, vai do seu gosto, pelos timbres e sonoridades de cada uma, no entanto, no que se trata de qualidade e resistência eu já descartaria as leitosas e as transparentes (filme simples) e optaria pelas de filme duplo ou hidráulicas, que com certeza aguentariam mais a pegada mais pesada.
Espero que o artigo tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas, qualquer coisa estamos aqui. Um abraço.
Grato pela resposta!!!
peço encarecidamente exercicio de bumbo
eu tenho uma dúvida. É certo usar pele leitosa nos tons e pele hidraulica no surdo? Ao meu pensar, o som do surdo ficaria mais definido. Ainda nao testei.
Fala Arison, Quanto ao uso das peles leitosas, vai depender do seu gosto, visto que o som delas não tende a ser muito encorpado e definido. O surdo com certeza vai ter uma diferença grande se usado com uma pele hidráulica. Mas eu sinceramente usaria hidráulica em todas as peças (tons e surdos).
Abraços.
Excelente post, Felipe! Parabéns!
Obrigado Thiago. Que bom que gostou.
Muito bom. parabens, e obrigado pelo post.
Obrigado Vinicius
Hidráulicas são hidráulicas, nas as troco por nada HAHA
Mto bom, hoje uso porosa na batera inteira.
Sou mó fanzão do som dos anos 70, dai acaba sendo a cara.
Usava as duplas porosas nos tons, mas acabei partindo td pra pele simples.
O esquema eh sempre testar mesmo.
Abracão!!!
Usarei seu post como referência para meu próximo vídeo!! 🙂
Parabéns…!!!
Fala Marcos. Muito obrigado, espero que o conteúdo do blog esteja sendo útil para você.
Um abraço e fique ligado, ainda vêm bastante coisa boa por aí.