Neste exercício iremos trabalhar com algumas adaptações de estudos que aplico ao baião retiradas do livro Syncopation for the Modern Drummer do autor americano Ted Reed.
O Progressive Steps To Syncopation For The Modern Drummer, ou mais conhecido como Syncopation é um método mundialmente conhecido e utilizado por milhares de professores e instituições de ensino que aborda o desenvolvimento da leitura, coordenação, independência e musicalidade utilizando várias figuras com as mãos, com uma base, em semínima com o Bumbo.
As possibilidades de estudo e variações, são inúmeras. Hoje veremos uma sugestão de aplicação no Baião, usando o estudo das tercinas com as mãos.
Como estudar
Para praticar estes exercícios iremos fazer algumas adaptações. São elas:
Mão direita conduzindo em semicolcheia no Ride ou segundo Chimbal;
Mão esquerda tocando o estudo das tercinas na caixa;
Pés tocando a base do Baião
Este treino é bastante simples, mas é bom termos alguns princípios básicos em mente. Treine devagar, ter pressa não te fará aprender mais rápido. Mantenha sempre a limpeza nas notas e evite tocar embolado, quanto mais devagar melhor nesse caso.
Estude sempre acompanhado de um metrônomo. É importante que você se habitue com ele, mesmo que no início tenha dificuldades (se você não tem um, confira estas dicas).
Para iniciar estes estudos programe o seu metrônomo para andamentos entre 60 e 80 BPM e vá aumentando de 5 em 5 ou de 10 em 10 conforme for se sentindo confortável.
Clique aqui para baixar o PDF com as partituras
Dica extra
Para avaliar seu próprio desempenho grave pequenos vídeos das execuções dos exercícios. Assistindo e ouvindo a si mesmo, você consegue ver onde está tendo mais dificuldades e encontrar coisas que achava que estavam boas e no fim não estavam. Estudar desta maneira te permitirá avaliar a sua própria evolução 😉
Se tiver alguma dúvida ou comentário, por favor deixe na área abaixo e compartilhe estes exercícios com seus amigos.
Quantas estrelas este artigo merece?
Aplicando o método Syncopation em levadas de baião,