Para nós bateristas, um desafio bastante árduo é nivelar ambas as mãos, já que naturalmente, ao longo da vida, desenvolvemos melhor uma delas para realizar as atividades do dia a dia.
Uma pergunta que sempre recebo é: O que eu posso fazer para deixar as minhas mãos em um nível igual?
Para desenvolver bem a mão “fraca”, que no caso do baterista destro é a mão esquerda, e o oposto ocorre para bateristas canhotos, a não ser que você tenha sido contemplado com o dom de ser ambidestro, podemos usar os seguintes exercícios:
1 – Tocar todos os rudimentos de maneira oposta
Uma das maneiras mais certeiras de desenvolver a mão fraca é você ao invés de iniciar o estudo com a mão forte, iniciar com a mão fraca, por exemplo:
2 – Inversão de condução
A mão que chamados de condutora normalmente é a mão forte do baterista. Para termos um fortalecimento da mão fraca, vamos trocar de mão condutora, ou seja, começaremos a tocar nosso vocabulário de levadas passando as notas de chimbal ou prato de condução da mão direita para esquerda, sem a necessidade de inverter os pés.
3 – Invertendo as viradas
Seguindo o mesmo conceito dos rudimentos, começaremos a tocar nossas viradas de maneira inversa, iniciando sempre com a nossa mão fraca.
Neste exemplo você pode executar os dois exercícios apresentados acima. Inverter as conduções e as entradas nas viradas. Pratique estes exercícios diariamente para observar o seu desenvolvimento.
Os exercícios citados, além de trabalharem o fortalecimento da mão fraca, trabalham também os conceitos de coordenação motora e independência, já que, naturalmente, haverá novos cruzamentos entre mãos e pés!
Se os exercícios acima forem praticados com dedicação, em pouco tempo começaremos a perceber este fortalecimento e uma maior facilidade na hora de tocar levadas ou viradas que exijam mais da nossa coordenação!
Curtiu as dicas para aperfeiçoar a mão fraca? Então quero te convidar agora para assistir um vídeo que o meu amigo Derek Melo preparou falando sobre como desenvolver suas técnicas de mão e evoluir de verdade.
Confira o vídeo clicando na imagem abaixo.
Este artigo foi enviado pelo professor e baterista André Teixeira. Você quer enviar um artigo? Entre em contato conosco através desta página.
Para acompanhar o trabalho de André Teixeira no Facebook clique aqui.
Quantas estrelas este artigo merece?
3 dicas para você desenvolver a mão fraca,
Sou canhoto mas toco como destro e não sou ambidestro isso pode atrapalhar ?
Fala Luan, atrapalhar não. Na verdade assim você tem uma maior possibilidade de dominar a ambidestria já que faz todas as tarefas do dia a dia como canhoto e toca bateria como destro. O interessante é que você pratique todos os exercícios hora iniciando com a esquerda, hora com a direita. Faz isso e depois conta pra gente como tá o desenvolvimento.
Abraço
Ótimas dicas,sou canhoto mais minha mão fraca é a esquerda,agora com essas dicas só trabalhar pra deixar ela forte
Isso aí Eric. Não se esqueça de sempre praticar os exercícios iniciando com ambas as mãos. Pratique bastante e depois conta pra gente o resultado.
Abraço