Air drums já é coisa do passado.
Sabe aquele vício que todo baterista tem de ficar “batucando” no ar? Sim, eu sei que você também é assim 😀
Então, uma equipe de Liverpool, no Reino Unido desenvolveu um Gadget bem legal para bateristas que captura todos os movimentos através de um par de baquetas especiais e alguns sensores que captam inclusive as dinâmicas de notas fantasmas ou acentuadas.
Estes movimentos são lidos por um sistema de reconhecimento de movimentos semelhante ao do Playstation 3 para detectar que peças o baterista está “tocando”.
Esses movimentos captados são enviados para um software que roda em um computador e reproduz os sons das peças da bateria.
A ideia é bem legal, portátil e silenciosa. Na verdade é até muito bem desenvolvida pois a captura dos movimentos é muito precisa e o banco de samples é muito completo.
O software oferece 16 níveis de abertura de chimbal e tem ainda 58 tipos diferentes de sons. E se você pensa que os samples são aqueles sons toscos que vemos em muitos kits eletrônicos por aí, dá só uma olhada nas opções que você tem.
Caixas: Yamaha Peter Erskine Signature Model, 10 x 4 e Pearl Masters All Maple, 12 x 7
Bumbo: Gretsch USA Maple, 20 x 16 e Gretsch USA Maple, 14 x 11 surdo posicionado como bumbo
Hi-hats: UFIP 13″ Bionic Series
Splashes: UFIP 8″ e 12″ Natural Series
Crashes: UFIP 15″ e 18″ Natural Series
China: Zildjian 19″ Serie K
Ride: UFIP 20″ Natural Series”
Toms: Gretsch USA Maple 8″, 10″, 12″, 14″, 16″
Cowbell: Meinl 8” Original Realplayer
Tamborim
Por aí já dá pra ver que a qualidade não é baixa. Mas e o custo?
No site oficial o kit completo está a venda por $ 165.83, o problema é chegar aqui no Brasil com a cotação e todas as taxas de importação. Se vai ser acessível, já é outro assunto.
Apesar de ser uma ideia muito legal, não se compara em nada com a sensação de estar diante de uma boa e velha bateria acústica. Se a moda vai pegar por aqui eu não sei mas ainda assim dou crédito pelo projeto.
O kit é formado por manual, dois sensores para os pés, um par de baquetas especiais, um óculos de proteção e uma câmera para a captura dos movimentos.
Assista abaixo a demonstração do produto e alguns grandes bateristas como Virgil Donati, Stanton Moore e Thomas Pridgen testando o brinquedinho.
Quer saber mais? Confira os links abaixo:
aerodrums.com
facebook.com/aerodrums
E aí, curtiu? O que você achou desta ideia? Conta pra gente aí nos comentários e não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos.
Quantas estrelas este artigo merece?
Aerodrums. A sua nova bateria invisível,