Vamos listar aqui 5 dicas para a conservação dos seus pratos. Mas antes, vamos ver alguns dos principais problemas que encontramos e logo depois, o que precisamos evitar para manter nosso kit novinho mesmo com bastante uso.
Basicamente podemos encontrar três tipos de sujeiras nos pratos, são eles: acúmulo de poeira, oxidação superficial e oxidação profunda. Fatalmente decorrentes da falta de cuidado com o equipamento.
Abaixo seguem nossas dicas para ajuda-lo a conservar seus pratos de forma que eles possam te acompanhar por muito e muito tempo. São bem simples, mas nem sempre nos atentamos a elas.
Limpe os pratos com uma flanela seca
Lembre-se sempre de quando terminar os ensaios e shows passar uma flanela ou pano seco nos pratos para remover qualquer tipo de resíduo ou até mesmo suor. Com uma limpeza um pouco mais cuidadosa, você remove também as marcas de baquetas e digitais que acabam ficando enquanto você toca. Preferencialmente manuseie os pratos com luvas, isso evita manchas, marcas de digitais e evita o contato com o suor das mãos que pode causar oxidação.
Use feltros e borboletas nas estantes
Sim, seria um princípio básico, mas nem sempre acontece. Por vezes ia com minha banda tocar em lugares onde o equipamento era da casa ou alugado pela organização e faltavam peças na bateria.
Quase sempre as espumas de feltro que protegem os pratos do contato com o metal da estante e mais ainda as borboletas, que na sua falta comprometem a sonoridade, faz com que vibrem demais até voltar a sua posição de origem e o pior que já presenciei: ver o seu querido Zildjian Série A Custom de R$ 800,00 voando no chão (graças a Deus não foi o meu).
Depois de ver e sofrer com isso, passei a andar com esse tipo de material dentro do meu case. Sempre carrego comigo as espumas e as borboletas das minhas estantes. Geralmente elas me salvam e com certeza evitam algum tipo de problema.
As próprias espumas não são caras e vale a pena ter um kit sobressalente. Podemos encontrar kits com 6 unidades por até R$ 20,00.
Use bags com repartições
Os bags protegem da umidade, do calor e tornam-se itens essenciais para o transporte do kit. Muitos bateristas usam bags com apenas 3 repartições internas e colocam ali 5 ou 6 pratos, isso faz com que os pratos estejam em contato direto uns com os outros, o que causa aranhões e até trincas. Imagine você numa viagem de 3 horas para tocar em outra cidade e o equipamento todo balançando no carro, como seus pratos não estariam sofrendo batendo uns nos outros.
Para estes casos em que o bag não suporta a quantidade de pratos do seu kit uma boa idéia é usar capas protetoras, elas evitam arranhões e protegem bem mais para o caso de pratos guardados juntos.
Cubra a bateria quando deixá-la montada
Como dissemos no início do artigo, poeira e oxidação são os maiores vilões que prejudicam nosso equipamento, mas sabemos também que nem sempre é prático desmontar e montar a bateria o tempo todo para guardar nos cases. Sendo assim, sempre que terminar de tocar, cubra o kit. Pode ser com um lençol, colcha, cortina, mas não deixe-o desprotegido. Isso vai economizar seu tempo para limpa-lo e tende a conservar mais seu equipamento.
Use capas protetoras
A última dica de hoje que vale também para quando for deixar seu kit montado é usar capas protetoras, elas protegem seus pratos dos arranhões, umidade, sujeira e ainda com muito estilo.
O uso das capas protetoras ajuda a aumentar a vida útil dos seus pratos evitando marcas de digitais e todos os tipos de sujeira.
Conclusão
Seguindo essas dicas básicas e tendo a consciência de que nos preocupando com a manutenção preventiva evitaremos muitos problemas, nosso kit vai durar bem mais e seguir com a gente pelas estradas por muito mais tempo.
Este artigo foi útil pra você? Tem mais alguma dica de conservação? Compartilha com a gente. Comente, mande suas sugestões, críticas ou o que mais for e nos ajude a tornar este blog cada dia maior.
Abraços e Let’s play!
Quantas estrelas este artigo merece?
5 dicas para a conservação dos seus pratos,
Boa tarde Drumers, já usei vinagre para limpar pratos mais baratos. Não é toda marca de vinagre que funciona pois as concentrações de ácido acético variam muito. O vinagre ataca sim o material acobreado dos pratos. Já o sal é extremamente abrasivo e fragiliza o prato a médio / longo prazo. Mas o melhor é fazer uma limpeza “drástica ” dessas, com vinagre ou limão muito de vez em quando e manter uma limpeza mais regular com óleo mineral. O famoso óleo SINGER !
Abraço Moçada !
Olá, será que alguma cera tipo dessas de carro pode ajudar a manter, como proteção ou não dos pratos ?
E aí Adriano, tudo bem?
Acredito que não, pois a composição destes produtos é diferente e pode certamente influenciar na qualidade do som dos pratos.
Grande abraço
Fala galera, andei ouvindo de alguns bateras que não limpavam seus pratos, que eles não o faziam porque a limpeza poderia causar alguma alteração nos timbres dos pratos… Isso é verdade, mito ou depende do tipo de pratos, de sujeira que eles têm e coisas do tipo?
AbraçoO
Fala Felipe, beleza?
A sua pergunta é muito interessante e relevante.
Dependendo da maneira que você tentar limpar seus pratos, eles podem sim ser danificados.
É importante evitar produtos abrasivos e corrosivos e aquelas velhas receitas caseiras. É bom zelar sempre pela preservação para não precisar apelar aos produtos como o Zildjian P1300 que custam caro.
Caros bateras, de tudo o que li, pesquisei e experimentei, na MINHA HUMILDE OPINIÃO, compartilho:
1) Todo tipo de óleo WD e afins, que também servem para desengripar, são corrosivos. Corroem a ferrugem para ajudar no destravamento de peças que estão engripadas, “coladas”. Mas acabam corroendo também a proteção e até o próprio metal.
2) Todo tipo de produto “limpa-alumínio”, Kaol, Brasso, etc, também são corrosivos.
3) Eu que oro em cidade praiana, a flanela seca não basta. Então eu uso também uma estopa para espalhar nos pratos algumas gotas de óleo de máquina (o conhecido Óleo Singer). Sempre fiz isso e considero meus pratos muito bem conservados.
Michel, muito obrigado por seu comentário.
Foi de grande importância. Realmente usar produtos agressivos podem danificar o metal e influenciar no som dos pratos.
Um grande abraço.
Michel,
legal você ter mencionado a questão dos produtos corrosivos. Por isto é que existe no mercado produtos próprios para limpeza de pratos de bateria que não são abrasivos como os que você citou. Há muitas marcas, como Dunlop, a própria Zildjian e Soultone Cymbals disponibilizando sua própria marca, além da Groove Juice etc. Sou endorse da Soultone, mas particularmente uso as linhas da Groove Juice para esta manutenção (www.groovejuiceinc.com), presente nos EUA, Europa e mercado asiático, membro da NAMM e de uso comprovado por vários bateras do mundo todo. É como o Felipe bem afirmou: “usar produtos agressivos podem danificar o metal e influenciar no som dos pratos”. Portanto, adquira produtos feitos propriamente para teu equipamento. Grande abraço!
Aqui na minha região de praia, a ferrugem é constante, mas estou 02 anos com minha bateria e mensalmente eu passo na parte de alumio e parafusos “Óleo de Maquina de Costura”, e aproveito passo nos pratos em seguida somente uma flanela seca. Esta dando resultado.
Receita caseira tira a proteção e o zinabre aparece muito mais rapido e mais intenso.
Só é recomendado se vc tiver paciencia de limpar os pratos toda vez que pegar neles, ou pegar com luvas,.
O mesmo vale pra Kaol, Silvo e outros produtos pra polir metal,
Agora, se querem arriscar, o melhor mesmo é vinagre. Serve tanto pros pratos, quanto pras ferragens em geral.
Retira (amolece) ferrugem e zinabre.
Mto bom
essa de usar liquido tipo oficial foi bôa,,, não danificam o metal…. ???? porra se o cara lavar os pratos com limão e sal não precisa desses liquidos caros pow,, antes de usar limão e sal em qualquer prato bom usar um WHITE LUB anteferrugem, se tiver auguma porosidade ele arranca a ferrugem,,, depis e sosocar limão e sal lavalos e guardalos,, detalho,, não danificam o metal ou ligas diverssas ok,,,
Cara, muito legal seu site!
Aproveitando gostaria de saber informações sobre limpeza de pratos!
Fala Marcel.
Obrigado, espero que o conteúdo esteja sendo útil pra você.
Estou preparando um artigo especial sobre limpeza e manutenção dos pratos.
Por enquanto o que posso te indicar são os líquidos para polir que as próprias marcas fabricam como o P-1300 da Zildjian, você pode dar uma pesquisada sobre ele no Google mesmo.
Um abraço.
o que mais alem desses produtos posso usar ,tipo que outro produto ?
Alex, se for o caso de dar um trato em pratos mais desgastados, podemos usar o P-1300 por exemplo, que é um liquido para polir da Zildjian que não danifica o metal.
Eu uso WD40 uma vez por semana….
Queria saber se o produto a longo prazo danifica o prayo…pois ate agora não…
Whatsapp 083 9194-5093. Obrigado!!!
João, eu não tenho experiência com este produto, mas depois de uma pesquisa no Google vi que o pessoal indica não usar muito.
Alo Filipe.
Tenho acompanhado sobre a limpeza dos pratos e a minha dúvida é a seguinte: Há como remover as impressões deixadas nos pratos, pelos dedos? Visto que essas impressões estão lá a bastante tempo, que produto usar?
Abraço
COmo faço para limpar pratos que ja estão com uma certa oxicidação e ja estão velho de guerra na estrada, queria deixar eles um pouco mais limpos!
Christopher, alguns sugerem limpar com limão, bombril, scotch brite e várias receiras caseiras, mas que eu não confio muito.
Têm também uns liquidos da Zildjian, por exemplo, como o P-1300 que ajudam a polir e são mais aconselháveis.
muito bom! irei fazer isto imediatamente.