Todo mundo tem sua banda favorita e aquele baterista que considera referência. Também temos aquele kit favorito, o que impressiona, não é verdade?
Pensando nisso, selecionei uma lista de 9 baterias de grandes bateristas de bandas de rock que fizeram ou fazem história.
Não é uma seleção por ordem de importância e nem vale aqui quem é o melhor, são apenas kits que considero bonitos ou diferentes e quero a opinião de vocês em relação à eles.
Se o kit de seu baterista preferido não está nesta lista, mande uma foto pelo Facebook pois o próximo artigo será baseado nas sugestões da galera.
Veja abaixo a lista e deixe um comentário dizendo dizendo a sua opinião e qual o seu favorito.
John Bonham
John Bonham foi baterista da banda Led Zeppelin até a data de sua morte em 25 de setembro de 1980 com 32 anos de idade.
Uma de suas principais características era a incrível velocidade e potência de seu pé direito.
Bonham é considerado por muitos o maior baterista da história do Rock.
Este kit foi usado por ele entre os anos de 1973 e 1975 mantendo sua tradição de usar sempre baterias Ludwig, esta configuração contém: bumbo de 26″, um tom, dois surdos, uma caixa, um hi-hat, dois crashes e um ride, além de um gongo, todos estes da Paiste.
Alex Van Halen
Alex Van Halen usa baterias Ludwig, pratos Paiste e peles Remo e este é o kit usado por ele na turnê de 2007, composto por dois tons, dois surdos, duas caixas, algumas peças de percussão, oito pratos, três bumbos e um gongo.
Mike Mangini
Grande este kit né (hahahaha), você pode conferir os detalhes aqui.
Nicko McBrain
Nicko McBrain é baterista da banda Iron Maiden desde 1982, antes tocou com a banda Trust. Uma de suas principais características é não usar pedal duplo, conseguindo assim extrema velocidade com um pedal simples. Nicko é cristão, casado e tem 61 anos.
Ray Luzier
Ray Luzier é baterista do Korn e toca com esse kit de dar inveja em qualquer um. Com muitas peças cromadas e esse rack f***, faz uma baita sonzeira. Suas performances são cheias de presença e peso.
Seu kit Pearl inclui entre outras peças, dois bumbos, duas caixas, dois tons, dois surdos, um gong drum, vinte pratos e algumas peças de percussão. Ray usa peles Remo, baquetas Pro Mark e pratos Sabian.
Terry Bozzio
Terry Bozzio é um baterista americano que ficou muito conhecido pelo seu trabalho com Frank Zappa (um dos maiores guitarristas do jazz e rock mundial) e é notado por criar o ostinato melódico para bateria. Já trabalhou com as bandas Fantômas, Korn, e muitas outras.
Seu kit DW de é um tanto quanto exuberante e inclui entre outras peças, as seguintes: vinte e seis tons, duas caixas, oito bumbos, cinquenta e três pratos (incluindo um ride gong), vinte e dois pedais, xylophone, chromatic gongs, big gong, duas baterias eletrônicas e algumas peças de percussão.
Neil Peart
Neil Peart é baterista do Rush, super banda de rock progressivo. Tem 61 anos e começou a tocar bateria com 14. Conhecido por ser muito rápido e técnico, já foi considerado o melhor baterista do mundo pela revista Rolling Stone.
Seu kit híbrido inclui uma bateria eletrônica e uma acústica DW com pratos fabricados pela Sabian em série especial assinada por ele.
Lars Ulrich
Lars Ulrich é baterista e fundador da banda de trash metal Metallica. Usa bateria Tama, pratos Zildjian, peles Remo e pedais Iron Cobra.
Seu kit é composto de dois bumbos, dois tons, dois surdos, uma caixa e sete pratos, sendo um hi-hat, três crashs, dois chinas e um ride.
Aquiles Priester
Aquiles priester é mais conhecido pelo seu trabalho com as bandas Angra e Hangar.
Toca com bateria Mapex, pratos Paiste, pedais DW 9000, peles Evans e hardware Gibratar.
Seu kit é composto pelas seguintes peças: dois bumbos, cinco tons, duas caixas, dois surdos, um gong bass, um tamborim, dezessete pratos, incluindo sua série signature Psychoctopus.
E aí, gostou? Faltou alguma bateria nesta lista? Manda pra gente que em breve teremos mais artigos como este.
Quantas estrelas este artigo merece?
9 kits de grandes bateristas do rock mundial,
Cadê a bateria do ex integrante do Slipknot? Joey Jordison???
Faltou o Keith Moon “O Lunatico”!!! – marcio “osbourne” silva de almeida – joinville/sc
Gostei muito do kit de bateria do Terry Bozzio. Há também o kit de bateria do Mike Portnoy chamado Siamese Monster (Monstro Siames) em que há tres bumbos e dois bancos onde ele troca de musica para musica, dentro da propria e ter uma pessoa tocando com ele ao mesmo tempo (postem uma foto desse kit também). Sobre o kit de bateria do Alex van Halen, era para ter colocado também (postado) uma foto do kit de bateria que aparece no clipe da musica Jump, de 1984 e também uma foto do kit de bateria que ele usou ao vivo onde há também pads de bateria eletronica da Simmons, e que anos mais tarde esse show ao vivo foi lançado em DVD. Se puderem postar fotos desses dois kits de bateria do Alex van Halen que eu acabei de mencionar, ficarei muito agradecido.
Demais Fernando. Temos dois artigos, um dedicado ao Alex e outro ao Portnoy. Dá uma conferida 🙂
Abração
Na minha opinião ta faltando o grande batera Alexandre Aposan.
Terry Bozzio é mais para demonstração mesmo. Desnecessário tudo isso para tocar qualquer estilo musical.
No caso do terry bozzio ele toca melodias nesse set.base e melodia em outras palavras piano drums.da uma olhada nele tocando samba ousado é muito interessante ver ele fazendo oque seria a base com os pés e solando com as mãos.
Verdade Diego. Valeu a dica.
Olá,tem um baterista chamado de Uli Kusch,nem sei se está vivo,porem gostaria de saber qual kit ele usou no Master of the ring’s,sole survivor,do Helloween em 1994?
É a música que me inspirou,despertou a vontade de ser um baterista.
Willen, em nossas pesquisas ainda não achamos, mas já já sairá um novo artigo com os kits e tentaremos trazê-lo.
Obrigado e grande abraço.
Outro baterista que também é referência e não está nessa lista é Simon Phillips .
Boa dica João.
Vamos coloca-lo na próxima lista.
Para mim, desta lista, gosto do kit do Lars Ulrich. Este foi o baterista que influenciou-me durante os cinco anos que toquei rock.
Todos os kits são impressionantes, em especial o do Terry Bozzio e claro , o do grande Neil Peart , o melhor baterista …. Gostaria de ter só um pouco de cada kkkkkk
Roger. Realmente o kit do Bozzio é incríve e o do Neil Peart encanta demais.
Todos nós gostaríamos de apenas um tom de cada um destes kkk
Grande abraço.
Gostaria de ver nesta lista o IAN PAICE, IAN MOSLEY ,DUDA NEVES, ALBINO INFANTOZZIH,ALAOR NEVES, PAULO BRAGA, AIRTON MOREIRA entre outros.
Ótimas dicas Hélio. No próximo artigo de kits publicaremos estas sugestões.
Um abraço
Faltou a K9 Monster do Mike Portnoy, kit novo que ele tem usado nas turnês do The Winery Dogs. Abcs
Bem lembrado Felipe. Mike é um grande cara e excepcional baterista.
Só por que os luta são grandes, não quer dizer que os caras são bons. Vejam Matt Greiner ou Adam Gray
Cadê o Mike Portnoy nesta lista……
O lars ja não usa mais ride faz anos mas tudo bem…
Muito boa a matéria. Mas, fiquei pensando nos rodies… tadinhos…
cara eu gostei muito mais na minha opinião faltou alguns baterista como ricardo confessori & andrea vadrucci…
seria legal eles na lista rs…
Fala Diego, valeu pelo comentário, você poderia enviar as fotos que acha legal dos kits desses caras pela nossa página no Facebook, daí eles estarão no próximo artigo. Um abraço.
Tem tantos mestres de vários estilos que citar todos é praticamente impossível. Mas eu particularmente senti falta de um set do Keith Moon.
É Fernando, você tem razão. Um de nossos leitores enviou pelo facebook a foto dele, você pode enviar suas sugestões por lá também. Na próxima vamos ter Keith Moon e muito mais, um abraço.
MUITO LEGAL GOSTEI MESMO,SE FALTOU SIM MAS SE FICARMOS CITANDO NOMES DOS MESTRES DESSE INSTRUMENTO ÚNICO QUE NOS TEMOS PAIXÃO DE SEMPRE ESTAR ENVOLVIDO POR ELE.
GRANDE FELIPE CONFIAMOS EM VC EM SUAS MATÉRIAS CONTINUE ASSIM PARABÉNS GRANDE BATERA.
Norberto, muito obrigado pelas suas palavras. Espero que o conteúdo do Clube do Baterista esteja agradando. Um grande abraço e fique ligado, pois vem muita coisa boa por aí.